Vantagens da Certificação

Vantagens da Certificação Energética

 

Quais as vantagens do certificado energético? Afinal valerá a pena estar requerer a certificação energética para a sua casa, ou estabelecimento comercial?

Em primeiro lugar devemos dizer que a certificação, desde Janeiro de 2009, passou a ser obrigatória, portanto se pretende transaccionar o seu imóvel, ou arrendá-lo terá de proceder à sua certificação (veja também a legislação do certificado energético e os preços da certificação energética). Mas, apesar da obrigatoriedade, existem de facto benefícios advindos da certificação energética de edifícios.

 

Obtém benefícios fiscais

 Casas certificadas com classificações de A ou A+ garantem-lhe no IRS um aumento de 10% no limite de estabelecido para dedução à colecta no item “Juros e amortizações de dívidas” ou “Juros e amortizações de dívidas contraídas com a aquisição”.

 Em termos de IMI, para imóveis referidos acima, obtém uma redução de 10% no valor a pagar e 5 a 10% de diminuição no valor da avaliação por altura do primeiro registo nas Finanças.

 Mais detalhes sobre este tema em benefícios fiscais na certificação energética de edifícios.

 

Poupa no consumo de energia e protege o ambiente

  Em alguns casos, e falamos de edifícios cuja eficiência energética é baixa, os ganhos na poupança de energia podem ir até os 80%. Tal deve-se essencialmente a factores de construção energeticamente eficiente que antes não eram tidas em consideração em muitas habitações.

 Assim, se certificar a sua casa e proceder a obras que conduzam à melhoria da sua eficiência energética, pode esperar enormes poupanças no que toca ao consumo de energia. Essas indicações ser-lhe-ão fornecidas pelo perito ou empresa de certificação gratuitamente aquando da requisição do seu certificado energético (leia também: “Que informações contém um certificado energético?“).

 Obviamente ao poupar energia, diminui as emissões de carbono para a atmosfera, protegendo assim o ambiente. O Governo Português, espera com esta medida aumentar os níveis de eficiência energética em cerca de 30%, fazendo com que consigamos respeitar o Protocolo de Kyoto, ou cuja margem de incumprimento seja muito baixa.

 

Contribui para um mercado imobiliário mais justo

 Como é de conhecimento geral, o mercado imobiliário é muito atreito à especulação. É muito frequente comprar um imóvel que está sobrevalorizado. Tal deve-se essencialmente aos muitos agentes do sector que de forma algo injusta, elevam os preços dos imóveis que transaccionam, sem que haja uma justificação plausível para tal.

 Ora, a certificação energética de edifícios, embora não signifique de todo a eliminação da especulação, afinal não será este o método para a combater, nem é o propósito da certificação, acaba por criar no mercado imobiliário relações comerciais mais justas. Assim ao adquirir uma habitação, terá outro poder negocial caso o certificado energético da mesma não corresponda ao que pretende e compra sabendo o que está a adquirir e valorizará o imóvel em conformidade com as suas reais características.

 

Valoriza o seu imóvel

 Na perspectiva de venda ou arrendamento de um imóvel, ter um certificado energético por si só não valoriza o seu imóvel. Mas, dispor de um que seja por exemplo A+, A, ou até B, garante-lhe a si como proprietário uma maior valorização do seu imóvel, colocando-o ao preço justo de mercado. Assim imóveis de semelhante configuração (tipologia, áreas e até localização) e pior desempenho energético, terão de ser necessariamente transaccionados a preços inferiores.

 Além disso, o comprador estará mais confiante ao saber que o imóvel que irá adquirir está de acordo com as mais modernas normas de respeito ambiental e eficiência energética, dando-lhe a si maiores probabilidades de consumar o negócio.

Quem Somos

 

A J. Dias & Dias e a Arquicty são empresas do ramo imobiliário, dedicadas actualmente à compra e venda de propriedades, além da construção dos seus próprios empreendimentos, sendo titulares do Alvará de Construção ICC 12463 de 6ª classe.

Mais informações em www.jdiasdias.pt

Certificação Energética

 

Rigor nos isolamentos e na qualidade de construção. A certificação energética A/A+ é uma garantia no investimento que pretende fazer, poupando nas facturas, sendo claramente uma aposta de futuro.

Conheça todas as vantagens aqui

Financiamento Garantido

 

Através de protocolos específicos, temos desponíveis as melhores condições de financiamento, com spreads a partir 1,50%.

Daremos todo o apoio necessário durante o processo.

© 2016 All Rights Reserved

Search